quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Aventura da Chegada...

A aventura de chegar a Riade foi mesmo isso... Uma aventura! Depois de cerca de 8 horas de avião (6h de Paris a Riade,2h30 mais ou menos de Lx a Paris), ter chegado ao aeroporto e descobrir que a mala tinha ficado algures em Paris foi... Mau,muito mau!! TUDO lá dentro!! Ingenuamente, não trouxe roupa na bagagem de mão, porque já trazia demasiado peso... Ando há quase 1 semana com a mesma roupa: valem-me os 45ºC de temperatura e a baixa humidade que me têm permitido lavar a roupa e secá-la em 2h... Todos têm sido inexcedíveis por aqui... Pessoas que não conhecemos de lado nenhum oferecem-se para ajudar: emprestaram-me fardas(para poder lavar a roupa) arranjaram-me escova de dentes, dentífrico, até dinheiro me emprestaram(sim porque o cartão MB... Pifou!!Só sorte...)!! Descobri que sou a 5ª Portuguesa neste Hospital. Só me falta conhecer duas delas...
O Hospital é muito grande: para terem uma noção... O corredor principal que percorre o hospital de uma ponta a outra tem... 1Km de comprimento!! A área do Campus Hospitalar é de 920000m2!!! Uma das alas do Hospital(a Torre Norte) é digna de um palácio das 1001 Noites... Mármore do chão até ao tecto!
A cidade de Riade é enorme, mesmo pelos padrões americanos! Tem duas imponentes Torres que marcam a sua paisagem:a Al Faisalyiah e a Kingdom Tower. À noite, iluminadas, são lindas!!
Ainda estou na fase de orientação: geral ao hospital e específica de enfermagem ANTES de ir para o meu serviço (Urgência Geral/Pediátrica-é mista aqui) e ter mais integração/orientação.
E pronto, para já são estas as novidades. Estou agora à espera que me venham entregar a malfadada mala... Já sei 2 palavras árabes essenciais para se perceber a filosofia de vida por cá: "Insh´Allah"(o nosso 'oxalá') e "bookh´Ra"(amanhã,em árabe)... A loucura, portanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário